Receitas da Alforreca #2

terça-feira, 15 de setembro de 2015

 Hoje é o primeiro dia deste verão que passo todo em casa, obviamente, por causa desta chuva irritante que não me permite sair ou vestir roupa bonita e de verão!
 Com tempo de sobra e sem saber o que fazer, decidi partilhar convosco mais duas receitas que adoro e acho que vocês vão gostar muito também... o conceito para quem me conhece é claro: comida saudável e saborosa para visitas ou mesmo para apreciar quando acompanhados apenas pelos nossos ou por nós mesmos.
Puré de Couve-Flor

Couve-flor à vontade do freguês
1 raminho de bróculos ou 1 punhado de nabiça
1 cebola média
1 dentinho de alho
orégãos
piri-piri moído (opcional)
1 colher de sobremesa de philadelphia

1. Levar uma panela grande com água suficiente ao lume. Temperar com sal, se quiserem. Ao ferver, juntar a couve-flor e os bróculos. Deixar cozer 8-10 minutos.

2. Escorrer a água, e reservar os legumes. Saltear a cebola, o alho e as especiarias num pouco de água até ficar com uma cor mais bronzeada.

3. Juntar tudo na panela, com o lume desligado, ou numa taça e triturar com a varinha mágica. Se a textura ficar muito dura, então adicionar a colher de sobremesa de philadelphia.

nota: normalmente faço este acompanhamento quando como salmão grelhado temperado com gengibre, pois é uma combinação que me dá muito prazer. Aconselho a acompanhar também com arroz integral. Porém, este é um acompanhamento que vai bem com qualquer prato. E é levíssimo.

 Embora esta seja uma das minhas receitas favoritas e mais rápidas, a que vem a seguir é uma Entrada divinal para qualquer ocasião. Até para um jantar fofinho apenas com a mãe e a mana.

Philadelphia no forno com pimento vermelho

1 pimento vermelho médio
2 c. sopa de vinagre balsâmico
2 c. sopa de vinagre normal
1/3 chávena de açúcar mascavado
1 embalagem de queijo philadelphia light

1. Levar ao lume tudo menos o queijo. Deixar apurar bem até ficar com uma textura espessa, chamam-lhe ponto mel. Ter atenção para não ficar duro como uma rocha.

2. Desenformar o queijo para uma taça própria de ir ao forno e espalhar a mistura do pimento por cima.

3. Levar ao forno a 150ºC até o queijo estar com um aspecto um pouco mais derretido.

 Sinto que não fui muito clara quanto a esta, porém, se alguma vez experimentarem, vão ficar tão espantados com o cheirinho que deixa na cozinha e com a sensação aprazível que deixa na boca. Os meus vizinhos deliciaram-se!
 Bem, que estas receitas vos acompanhem num dia feio e vos confortem um pouco o estômago!
 Beijos fofos.

1 comentário:

  1. Já ando a algum tempo para experimentar o puré de couve-flor!!
    r: thank you minha querida amiga Alforreca :D opáaaa cada vez que leio chamares me de amiga ficou todddda derretida :D

    ResponderEliminar