Respeito... mútuo, por favor!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

 Sei, pelo contacto directo que tive durante tanto tempo com amigas e amigos da minha mãe, como é difícil ser professor nos tempos de hoje. Sei também que, infelizmente, a universidade começa a parecer-se com o secundário. Além disso, tenho noção que há personalidades que têm simplesmente algumas dificuldades em interagir, embora imensa vontade de o fazer!
 Contudo, nenhum destes factos é desculpa para o que se tem passado com a minha professora de uma das Unidades Curriculares que tinha tudo para ser uma das minhas favoritas!
 Ultimamente tem tido atitudes que me fazem questionar até que ponto sabe as coisas ou encara o trabalho como uma coisa séria.
 Na passada quinta-feira, deixou-nos 50 minutos à espera pelo final da aula, porque foi tirar umas fotocópias e a reprografia estava cheia, como se não houvesse OUTRAS no campus (e acreditem que há muitas) ou não tivesse outras alturas para o fazer. Mas o pior nem foi isto... mau foi não nos ter dito nada e deixar-nos ali à espera quando podíamos estar em casa a estudar precisamente para a UC dela!
 Apesar disto, ontem foi extremamente rude quando lhe expus uma dúvida. Disse-lhe que não percebi um comando e mandou-me fazer uma coisa, quando lhe disse que já o tinha feito, virou-se para mim e muito frivolamente disse: «Faz outra vez, de certeza que viste mal, só pode!» O que me irrita é que sempre que alguém a questiona sobre algo que ela não tem planeado, fica toda atrapalhada e muitas vezes diz «Não sei». Ontem fiquei chateada, porque sempre lhe dei provas de como sou empenhada e quero perceber, e a professora não fez sequer um esforço!
 O mais engraçado é que depois estes docentes esperam que os alunos olhem para eles como modelos! Não obrigada, tenho uma educação excelente que me ensinou a não deixar os outros a ver navios quando os posso ajudar ou quando sei de quem pode!

14 comentários:

  1. Infelizmente, nas universidades apanham-se alguns professores muito mauzinhos.
    Eu que o diga, porque já andei em duas. Na primeira onde estive, tive um prof que deu um murro na mesa quando lhe expus uma dúvida :/
    Mas depois há outros que fazem tudo valer a pena e que se esforçam imenso pelos alunos :)
    É preciso não ligar e continuar com a nossa vida :)

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  2. Mal comecei a ler este texto e pensei "Pronto, lá está a stora de MC a fazer das suas", e parece que não me enganei. Acho que já te disse que discuti com ela numa aula, certo? Bem, essa discussão aconteceu porque ela estava a fazer um esquema no quadro e eu vi algo que estava errado. Disse-lhe isso, e ela esteve lá a ver se eu tinha razão. Ela disse que eu estava errada, eu argumentei, ela argumentou, e andamos nisto mais de meia hora, até que ela finalmente me deu razão. Por isso digo-te: nunca te deixes "vencer" quando achas que algo não está bem. E se ainda não percebeste alguma coisa, pergunta o porquê de as coisas serem como te dizem. Nem que seja no final da aula. Os professores também se enganam, e não é nada bom ficarmos com coisas mal resolvidas na cabecinha. Quanto a essa senhora em particular... não tem jeito nenhum para ser professora.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente sei bem o que é isso, às vezes é mesmo preciso ter paciência. Tive uma professora no secundário que em seis testes num ano, conseguia sempre chegar ao dia do teste e desmarcá-lo. Ou porque não o tinha fotocopiado, ou porque não tinha encontrado imagens para os mapas ou até mesmo porque tinha adormecido e faltado. Será normal? É uma falta de respeito ter uma turma inteira a estudar para a disciplina e chegar ao dia e não fazer o teste. Já para não falar das coisas que se deixam de fazer para ter uma boa nota no dia e depois nada...

    ResponderEliminar
  4. r: É tal e qual eu, não vivo a situação de perto mas tenho pessoas perto de mim que vivem com esse pesadelo. Mas, se fosse realmente com a minha família, acho que não conseguia abandonar ninguém por mais que custasse...

    ResponderEliminar
  5. r: E ajudo com todo o prazer eheh, basta me dizeres o que gostavas de mudar :)
    A theme que estou a usar é deste site: themexpose.com
    Quanto ao teste espero que corra bem, vai com calma e dá o teu melhor. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Realmente é curioso este tipo de "professores" existirem em demasia nas Universidades. A parte mais ridícula é que este tipo de comportamentos só demonstra o quão incompetentes e inexperientes são. Parece que se sentem logo atacados quando demonstramos saber mais que eles, e nos preparássemos para lhes roubar o lugar. Fico irritado só de me lembrar deste tipo de pessoas.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  7. r: És como eu então ahah, por mais que tente pensar em ignorar sai-me sempre resposta..
    Tens de ir ao "modelo" depois "editar html" e, por fim, apagar o código que lá estiver e colar o novo :)
    Depois para editar, depende do que tu quiseres alterar.
    Pois, esse é um dos grandes problemas. Como se isolam não conseguimos ajudar, ja para não falar que o tempo que passam em casa torna-se muito escasso...

    ResponderEliminar
  8. r: A sério? Que bom! Já temos mais alguma coisa em comum eheh
    Eu, em certa parte, também gostava de mudar esse aspeto em mim. Reajo muito por impulso...
    Conta comigo para o que for preciso :)
    Nem mais querida, esperemos que nunca aconteça!

    ResponderEliminar
  9. Tenho muitos professores que qualquer coisinha somos nós que não entendemos, que não queremos saber, que não estudamos, etc e tal.
    Bem se eu estou a perguntar se calhar é porque tenho interesse em perceber não?
    E quanto a dizeres que a faculdade cada vez se parece mais com o secundário, infelizmente tenho que concordar plenamente, opá eu também tenho alturas em que podia ser um bocadinho mais adulta mas acho que me sei comportar consoante as situações e cada vez vejo menos disso no sitio onde estudo :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww :) Eu também já tinha saudades de vir saber das minhas amigas da blogo, tu, como é mais que óbivo, incluida nesse grupinho :D :D
      r: Eu tenho um professor, que uma vez disse-nos que se nós vivessemos em países como os EUA em que para pagar um curso praticamente nos endividamos não tinhamos metade dos comportamentos que temos. Há dias em que estou na aula e a cabeça não tá lá, deve acontecer com toda a gente mas vejo muita gente que a cabeça NUNCA está lá, e isso faz-me uma confusão enorme, se não querem estar ali porque é que efetivamente estão? Enfim, dramas de primeiro mundo xD

      Eliminar
    2. Estou contigo Alforreca!
      Hell to the no... :D

      Eliminar
  10. Tenho uma professora que também faz umas coisas assim. Já me zanguei com ela a sério, o respeito tem que ser mútuo.

    ResponderEliminar
  11. Porque é que as pessoas são assim? Anda uma pessoa a pagar milhares de euros para ter uma boa educação académica e no final se for preciso os professores nem sabem nada daquilo que estão para ali (supostamente) a ensinar!!!

    ResponderEliminar