Quarto para dormir.

domingo, 20 de novembro de 2016

 Já em várias discussões com os meus amigos me apercebi que quase todos usam o quarto para dormir, comer, estudar, descontrair, receber amigos, tocar um instrumento, fazer exercício, etc. Usam o quarto para as mais variadas coisas, muitos têm até secretária, fazendo do quarto um mini escritório.
 Cá em casa isso nunca foi moda. De facto, usamos o quarto única e exclusivamente para dormir e vestir. Assim, a sala é o sítio onde passamos mais tempo, vendo filmes, recebendo visitar, estudando neste espaço. Tanto em casa da minha mãe, como do meu pai. Além disso, a cozinha serve também como local frequente, tanto para cozinhar, como para comer.
 E vocês? Como é em vossa casa?

19 comentários:

  1. Sempre usei o quarto apenas para dormir e estudar (e quando era pequena para brincar com os brinquedos que lá tinha, mas conheço pessoas cuja família tem o hábito de só se ver nos espaços comuns esporadicamente e às refeições...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ideia de só ver a família às refeições é que me incomoda!!

      Eliminar
  2. Comer no quarto só se estiver a estudar e é tipo umas bolachas. E sim também estudo, vejo series e leio no quarto. Por acaso é o sitio onde passo mais tempo :) há dias que nem vou à sala

    ResponderEliminar
  3. Eu agora vivo num estúdio e não há propriamente a distinção de quarto e sala. Mas em casa dos meus pais, os meus amigos ficavam na sala porque eu utilizava o meu quarto apenas para dormir e vestir. É engraçado ver as diferenças agora.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, um dos meus pequeninos sonhos é ter um estúdio como primeiro apartamento :)

      Eliminar
  4. Tal e qual como na tua. O local de convivio é a sala ou a cozinha! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa, sempre fiz questão de visualizar o meu quarto como um espaço de lazer e descanso. Significa isto que eu não vou para o meu quarto fazer tarefas que me provoquem stress ou que não sejam inteiramente da minha vontade. Quando estudava, fazia-no no escritório da casa, sempre. Ainda hoje, quando escrevo para o blogue ou quando tenho de trabalhar em algo, faço-o no escritório da casa. Refeições NUNCA faço no quarto, acho uma enormíssima falta de higiene e, claro, usamos a mesa de jantar da sala. Portanto esta "divisão" que fiz no meu quarto é maravilhosa porque sei que, quando estou ali, os stresses estão "lá fora" e posso fazer e ser o que quiser ali dentro. Claro que, em família, adoramos conviver na sala - a sala é o local onde todos nós passamos mais tempo - mas às vezes sabe-me bem ir para o sofá do meu quarto ler, ver alguns vídeos no youtube ou um filme. Também consigo receber lá os meus amigos ou o meu namorado porque podem perfeitamente recostar-se no sofá e passar um bom serão comigo. E, claro, para eu dormir e descansar.
    Acho que é muito importante visualizarmos as nossas divisões e permitirmo-nos ou limitarmo-nos em determinados espaços. Nunca achei saudável misturar um espaço de trabalho e stress com um espaço de descanso, por exemplo. E vou manter esta visão quando viver sozinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que a tua visão de quarto é excelente. Comer no quarto faz-me imeeeensa confusão. Em família, a sala e a cozinha (que é onde jantamos numa casa e na outra por questões meramente práticas) são os sítios que fazem mais sentido para mim estar com.
      Porém, para mim o quarto é um sítio apenas para descansar, visto que nem rede suficiente tenho para ver emails. É o sítio onde o meu corpo relaxa e recarrega energias :)
      De qualquer forma, adorei a tua visão,talvez no futuro a adopte!

      Eliminar
  6. Na minha casa é como na tua! Só vou para o quarto para dormir, até porque assim passamos bem mais tempo com a nossa família, no sofá da sala :)

    gostei do teu blog e já estou a seguir! Beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, passamos muiiiiito mais tempo com as pessoas que fazem a nossa casa!

      Obrigada fofita :)

      Eliminar
  7. Eu uso a sala para quase tudo.. já cheguei a dormir na sala, porque adoro o sofá.
    O quarto é para dormir e vestir. Em tempos tinha lá secretária, com pc e estante com livros, bem como televisão, mas livrei-me disso tudo porque dizem que é bem mais saudável assim. :)
    E a verdade é que me sinto melhor dessa forma :)

    ResponderEliminar
  8. Aqui por casa só o quarto dos meus pais é que serve mesmo para dormir e vestir. A minha casa é corrida, ou seja, para ir para o WC precisam passar pelo meu quarto, o mesmo para a sala, etc. Então sempre que a malta vem cá a casa, vão ao meu quarto e pouco vão para a sala... eu tenho uma secretária no quarto e quando estava na universidade e chegava a casa, via o meu quarto transformado em um mini-escritório do meu pai e arrumações para a minha mãe. Eu passava-me! Deixava o quarto imaculado e quando voltava parecia uma despensa! :D
    Mas pronto, acho que tudo depende da disposição do teu quarto, do que tens lá (secretária ou não) e se já existe esse hábito na tua casa. Na universidade eu pouco usava a sala ou a cozinha, o meu quarto era onde a malta se juntava para os trabalhos, para conviver e assim, porque tinha maior privacidade.
    www.letsdonothingtoday.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahh então, no teu caso, o teu quarto acaba por ser «Roma», pois todos os caminhos vão dar ao teu quarto :)

      Eliminar
  9. E acredita que o 'quarto apenas para dormir' é uma das etapas de um sono saudável. Fazes muito bem, aconselho vivamente que continues a usufruir desse quarto dessa forma :) Eu por cá, faço o mesmo!

    r: Fico feliz por saber que te transmito calma. Que bom! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que deve ser mesmo assim, não achas Inês? Um sítio calmo, claro, que nos conforte e acalme :)

      Eliminar
  10. Quando estava em casa dos meus pais acontecia-me o mesmo que aos teus amigos: usava o quarto para quase tudo. Agora que estou na minha casa uso o quarto só para dormir/vestir e, de vez em quando, ver umas séries deitada na cama. De resto não o uso para mais nada!

    ResponderEliminar
  11. Eu só uso o meu quarto para dormir em tempo de aulas e, em tempo de férias, para dormir, ler um livro ou ver um filme. De resto, estudo no escritório da minha casa, convivo com as pessoas na sala, e como na cozinha :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  12. Quando vivia com os meus pais, dependia... era 50/50 quarto ou sala :p

    ResponderEliminar