Inspira, expira.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

 Ando carregada de um positivismo que tem sido difícil conter dentro de mim. As pessoas vêem-me por aí aos saltos («Joana, vi-te a saltitar na ciclovia, devias estar muito feliz!»); perguntam-me, porque estou sempre a sorrir; assumem que todos os testes me correm bem, porque saio animada da sala; pedem-me conselhos sobre as coisas mais aleatórias de sempre, porque sem dúvida que eu sei a resposta. A verdade é que realmente ando com o coração cheio. Os meus dias têm sido carregados de imprevistos e coisas combinadas, agenda sempre cheia, momentos bonitos, conversas longas e educativas, sorrisos sinceros e gargalhadas intensas, chás bem quentes para a alma, refeições reconfortantes, as aleatoriedades da minha irmã.


 A descrição das minhas fotos é muitas vezes «Sorri» e não podia arranjar palavra melhor para a minha rotina. De facto, sorrir - ou rir mesmo - faz toda a diferença. É absurdamente assustador e bom. Achava ridículo, «Oh, é impossível, aposto que está só a inventar, isso não vai resultar!». Contudo, foi quando comecei a mostrar os dentes todos os dias em frente ao espelho durante 2 ou 3 minutos que os meus dias ganharam outra cor.
 Não vou mentir: é normal que seja difícil sair de um certo hábito de nos auto-destruirmos ou temer o negativo, é uma batalha, mas vale imenso batalhar por isto.
 A atitude com que escolhemos enfrentar as adversidades da vida muda tudo. Atenção! Não desvalorizo os problemas de saúde ou desilusões sentimentais, porém, o positivismo pode levar-nos mais longe também nestas questões e sei bem do que falo (andava cheia de dores de dentes, em vez de achar que era o fim do mundo, fui ao dentista com imensa vontade de resolver isto e está mesmo quase a ficar tudo bem!!!). Quando vos correr mal um teste, pensem que fizeram o vosso melhor. Quando ponderarem desistir do curso, tirem 5 minutos e reflictam se isso vos faria mais felizes. Quando caírem literalmente, agradeçam por não terem tido nenhum acidente sério. Quando o dia tiver sido péssimo, façam uma bela chávena da vossa bebida quente favorita e permitam-se a deliciá-la no aconchego dos vossos lençóis. Quando estiverem mesmo com muito frio, entrem num café e esperem pelo pôr-do-sol para tranquilizarem a vossa alma. Quando parecer o fim do Mundo, lembrem-se que existe o Infinito e que é algo belo!
 E sorriam, com os dentes todos, com a boca fechada, com som, sem som, com os olhos a brilhar, com os olhos fechados, a dançar ou mesmo estáticos. O que interessa é sorrir, torno-me repetitiva, eu sei, mas esse é O Segredo.

 Desculpem mesmo falar tanto sobre a falta que faz sorrir.

23 comentários:

  1. oh pah! Que linda Joana! Fico tão feliz por te ter conhecido nesta fase tão positiva da tua vida, que a vida te sorria - sempre. Mereces tudo de bom que o mundo têm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz que me tenhas contactado e que nos demos tão bem!!!

      Eliminar
  2. sorri sempre! é melhor que podemos fazer!

    ResponderEliminar
  3. O sorrir é tão bom e transforma-nos a vida e os dias...

    ResponderEliminar
  4. Fico muito feliz por ti :) a verdade é que a nossa vida nem sempre corre como desejamos, mas aprendi que não adianta em nada queixarmo-nos. Temos de ver o lado positivo em tudo, porque apesar de não acharmos, há sempre algo que podemos aprender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não adianta nada. As coisas não vão aparecer resolvidas ao queixarmo-nos. :)

      Eliminar
  5. Que bom Joana! Mantém essa aura de alegria e positivismo na tua vida. Não há coisa melhor!

    ResponderEliminar
  6. Que essa alegria nunca desapareça! Tens um sorriso lindo, tens de lhe dar uso!! :)

    ResponderEliminar
  7. r: Obrigada por cada mensagem de carinho que me deixaste enquanto andei ausente, és uma querida <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Girl!!!!! Deixas-me sempre a sorrir por dentro e por fora. Um beijo gigante.

      Eliminar
  8. A tua "felicidade" e o teu "sorri" inspiram-me tanto que às vezes nem sei o que dizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-te sempre inspirar. Não precisas de dizer nada fofita :)

      Eliminar
  9. Respostas
    1. ❤ e ainda bem que conheço pessoas como tu.

      Eliminar
  10. Ler isto deixa-me tão mas tão feliz! Há uns dois anos comecei a adotar esta "técnica" de tentar ver o lado positivo em tudo e a verdade é que, embora possa demorar, vale tanto a pena no fim. Que continues a sorrir Joana!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale tantoooo a pena. Continua tu tambêm a sorrir sempre!!!

      Eliminar